“Vou Para o Céu”

Vou Para o Céu é um livro sobre a vida de Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira (mais conhecida como a Sãozinha), publicado, pela primeira vez, em 1948, da autoria de sua mãe Maria Luísa Ferrão de Pimentel.

A “Sãozinha” nasceu a 1 de Fevereiro de 1923, no Bairro de Santa Teresa, Sé Nova, em Coimbra, filha do Dr. Alfredo da Silva Pimentel e de Maria Luísa Fróis da Silva Gil Ferrão de Pimentel. Faleceu a 6 de Junho de 1940, em Lisboa.

É descendente de José António Alvares Pimentel Teixeira, Capitão-Mor da Comarca das Cinco Vilas e da de Figueiró dos Vinhos que era natural e residente em Maçãs de Dona Maria, a quem Dom José, rei de Portugal, deu carta de Brasão de Armas de Nobreza e Fidalguia, em 17 de Agosto de 1767.

O bisavô da “Sãozinha”, pelo lado paterno, era Manuel Maria de Pimentel Teixeira, casado com Maria Florência Craveiro, ambos naturais da freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere. Eram proprietários da antiga casa dos “Pimentéis-Teixeiras”, com a sua capela privativa, sob invocação de Nossa Senhora do Amparo, cuja imagem doou à igreja matriz de Maçãs de Dona Maria.

Sobre este património, Gustavo Matos Sequeira no seu “Inventário Artístico do Distrito de Leiria”, 1955, considerava que poucos edifícios no norte do distrito eram dignos de destaque, excepto “em Maçãs de Dona Maria, a casa nobre dos Pimenteis Teixeiras, com a capela atinente, exemplar interessante da segunda metade do século  XVIII, onde se tocam o barroco e o «rocaille».”

Deste antigo solar, resta a capela e um bocado da parede do edifício principal, o restante foi destruído pela Câmara Municipal de Alvaiázere para, em seu lugar, construir o auditório e a sede da Junta de Freguesia de Maçãs de Dona Maria.

O seu avô era Serafim Maria de Pimentel Teixeira, natural de Maçãs de Dona Maria, filho mais velho de Manuel Maria de Pimentel Teixeira, casado com Maria Capitolina Conceição e Silva Pimentel Teixeira, natural de Gavião.

Esta ilustre descendente da nobreza e fidalguia de Maçãs de Dona Maria residiu com os seus pais, na freguesia da Abrigada, concelho de Alenquer. O facto de ela residir nesta freguesia deve-se, por um lado, aos seus antepassados, pelo lado materno, serem naturais e residentes em Alenquer e, por outro, seu pai ser médico na Base Aérea nº 7, na Ota.

Actualmente, aquela que foi a sua residência, é a sede do Instituto de Beneficência Maria da Conceição Ferrão Pimentel, (Intituição Particular de Solidariedade Social), mais conhecido como Instituto da Sãozinha, ligado à Igreja, de apoio a crianças e idosos com dificuldades económicas.

No dia 26 de Maio de 1949, Quinta-feira de Ascenção, decorreram as cerimónias de transladação dos seus restos mortais do jazigo de família para o seu Jazigo-Capela no cemitério de Alenquer, presidida pelos padres Marques Soares e Manuel da Silveira.

No presente, decorre em Roma o processo para a sua canonização, pelos muitos relatos de graças concedidas por sua intercessão.

É um livro extremamente interessante sobre o percurso de vida da “Sãozinha”. Tem informações sobre a árvore genealógica do ramo paterno e do ramo materno. Muito ilustrado com imagens sobre ela e sua família. Apresenta os objectivos do seu Instituto e muitos relatos sobre as graças concedidas por sua intercessão e, também, sobre o processo de Canonização que decorre em Roma.

Descrição:
Título: Vou Para o Céu
Autor: Mãe da Sãozinha (Maria Luísa Ferrão de Pimentel)
Ano: 1952
Edição: 3ª
Editora: Edição da autora
Páginas: 308
Nota: Terceira edição revista e muito aumentada

scan0024-1 scan0021-2 

 Imagem da esquerda: capa do livro
Imagem da direita: Brasão de Armas dos seus antepassados

6 pensamentos sobre ““Vou Para o Céu”

  1. Ola meu none Nelson Goncalves
    vivo nos estados unidos vou estar em Portugal na primeira semana de outubro 2018 Gostari se me podesse ajudar queria comprar o Livro da Saozinha mas nao se aonde posso u comprar tabem se me podesse dar od dados ond poosse vesitar ond a Saozinha est seja igrija irmida ect. se me poder mndar alguns dados gostaria tanto de la ir
    Desculpe do meu pobre Portugues mas ja vivo nos estados unidos a 53 anos
    meus agradecimentos
    nelson

    Gostar

  2. Agradecemos a questão.
    A Sãozinha tem o seu jazigo-capela no Cemitério da vila de Alenquer. Fica a cerca de 40 kilometros a Norte de Lisboa. Na Abrigada, uma localidade do concelho de Alenquer, fica o Instituto da Sãozinha na sua antiga casa de habitação. Aqui certamente encontrará o livro à venda.
    Para mais informações consultar o link – https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3ozinha_de_Alenquer
    Saudações,
    Élio Marques

    Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.