“Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega”

A “Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega”, é o resultado do estudo realizado pelo Dr. António Augusto da Costa Simões na antiga Comarca das Cinco Vilas, composta pelas antigas vilas de Maçãs de Dona Maria, Avelar, Aguda, Pousaflores e Chão de Couce ou dos antigos concelhos de Chão de Couce e Maçãs de Dona Maria. Este trabalho ficou concluído em 1848, mas só foi publicada pela 1.ª vez em 1860.

É um livro fundamental para o estudo destas antigas vilas porque o Dr. Costa Simões fez um levantamento exaustivo do que mais relevante existia à época nestes antigos concelhos. O estudo dá-nos informação sobre os santos, as igrejas, as capelas, as festas e romarias, as produções agrícolas, as plantas medicinais, as mezinhas, os insectos, os moluscos, os répteis, os peixes, as aves, as povoações, as estradas e os caminhos, os rios, as ribeiras e os ribeiros, os lagares de azeite, os moinhos, os usos e costumes, etc…

O Dr. Costa Simões nasceu a 23 de Agosto de 1819 e faleceu em 26 de Novembro de 1903. Era filho de Teresa Justina Simões da Mealhada e de Francisco José Simões de Almofala de Baixo, Aguda, actual concelho de Figueiró dos Vinhos. Em 1843 era médico das Cinco Vilas e Arega. Mais tarde foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra da qual foi seu Reitor.

Descrição:
Título: Topografia Médica das Cinco Vilas e Arega
Autor: Costa Simões
Ano: 1860
Edição: 1ª
Editora: Imprensa da Universidade
Páginas: 174 + mapas
Nota: Em 2003, a Editora Minerva fez uma edição facsimilada desta obra.

Topografia Médica    Topografia Médica1

Imagem da esquerda – 1ª edição de 1860.

Imagem da direita – reedição em facsímile pela Minerva em 2003

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.